
Campos também tem musica erudita.
Fundado em 1990, por iniciativa do Maestro Jony William Vianna, o Centro Cultura Musical de Campos é um ponto de referência no aprendizado da arte musical, posição já consolidada a níveis estadual, nacional e internacional.
Mantendo inúmeros cursos na área da música erudita, sem, entretanto desprezar a música popular.
Após o ano de 1997, quando passou a abrigar um núcleo do Projeto da Fundação Mundial de Orquestras Infanto-Juvenis, com base na Venezuela. A escola se tornou uma "marca", a escola garante a efervescência artístico-cultural.
Contando com várias formações sinfônicas e camerísticos, entre elas a Orquestra Sinfônica Jovem de Campos, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, a Orquestra-Escola, a Camerata David Machado do Centro Cultura Musical e outros grupos camerísticos.
O Centro Cultura Musical de Campos é o precursor dos festivais de música de inverno, com o FEMÚSICA , no Estado do Rio de Janeiro, evento que inclui o nome da escola como promotora de um dos festivais mais famosos do país, além de realizar outros projetos, tais como: Semana Clássica; Semana Pop; Semana da Música, Semana do Rock; Semana Encantar; Concurso Jovens Instrumentistas; Dó, Ré, Mi Fazendo Música; Concurso Nacional de Piano Maria Tereza Madeira , do qual foi criador, mantendo, ainda, três coros, Coro Sinfônico Infantil, Coro de Adultos e um Coro de Câmera, um Curso de Musicalização Infantil , uma Big Band e outros grupos executando vários estilos de música.
Situado em área nobre e central da cidade de Campos dos Goytacazes, o Centro Cultura Musical de Campos ocupa dois prédios, contando com biblioteca, fonoteca e sala de projeções.
Fonte: Centro Cultural Musical de Campos.