BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 19 de maio de 2009

Dr. Décio Cretton



Talento a serviço da cultura e da justiça

No dia 16 de Fevereiro de 2009, morreu em Niterói aos 92 anos , o Dr. Decio Ferreira Cretton que era natural de Campos dos Goitacazes. O Dr. Décio Cretton, foi desembargador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e um grande educador.

Desde cedo Décio Cretton desempenhou relevantes papéis na sociedade tendo sido conhecido em Campos por sua trajetória de sucesso na advocacia, tendo chegado a desembargador e corregedor de justiça do estado do Rio de Janeiro, Décio Cretton também notabilizou-se em escolas e faculdades locais por onde passou. O Liceu de Humanidades, o antigo Instituto de Educação Professor Aldo Muylaert (IEPAM) e a Faculdade de Direito de Campos guardam em suas galerias a foto de Décio Cretton. Foi diretor do Liceu de Humanidades de Campos entre 1948 e 1951, e foi o primeiro diretor do Instituto de Educação Professor Aldo Muylaert (antigo IEPAM), de1953 a 1955.

Até 1973, Décio Cretton foi juiz na Comarca de Campos e, a partir de 74, desembargador do antigo Estado do Rio, tendo sido o último desembargador nomeado pelo então governador Raimundo Padilha, por sua vez, também último governador do ex-estado do Rio.

Décio Cretton é o autor do Estatuto da Magistratura Brasileira/Ensaio de Sistematização, editado em 1980 pela Editora Saraiva.

Com certeza o seu nome nao sera esquecido pelos campistas, Pois a sua vida é um exemplo de dedicaçao e sucesso. O blog deixa aí uma breve historia da vida longa de um campista que é um exemplo a ser seguido.

Nenhum comentário: