
Carambola
O Doce de carambola, é um doce tipico da Culinaria Brasileira, muito comum na região sudeste do pais.
Ingredientes:
35 carambolas de tamanhos variados;
350 gramas de açúcar cristal.
Preparo:
Retirar as quinas das carambolas, o que deve ser feito bem de leve, para não afundar a polpa. Partir ao meio, no sentido horizontal. Pôr metade das frutas no fundo de uma panela, cobrir com açúcar e repetir a operação, fazendo mais uma camada.
Em fogo brando, deixar ferver, sem necessidade de adicionar água, com a panela meio tampada, por aproximadamente duas horas. Desligar o fogão e deixar na panela tampada, de um dia para o outro. Levar ao fogo brando no dia seguinte, durante apenas 30 minutos, até secar o doce e ficar escuro. Mexer sempre, para não agarrar no fundo.
Servi-las secas ou em calda. Se quiser com mais calda, adicionar, no último dia de cozimento, 1 copo (americano) de água quente no doce, quando estiver no fogo. Deixar esfriar. Rendimento: Em torno de 1 kg de doce.
À primeira vista, mais parecem ameixas pretas e podem também ser usadas como recheio de salgados, nas farofas ou como complemento de outros pratos. A quantidade de frutas não é excessiva porque a carambola tem muita água — na panela, murcha e diminui.
Fonte: Mais Voce.
2 comentários:
Aliás,muito comum aqui em Campos em décadas anteriores,infelismente, com a expansão imobiliária cada vez encontramos menos.Minha vó fazia esse doce muito bem.Eu ainda faço quando dá...
Esta coberto de razão Herval, Os "pés de carambola" estao desaparecendo da nossa região. O que é uma pena, mas ainda encontramos muitos nos bairros adjacentes.
Obrigada
Postar um comentário