BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Comendador Cardozo Moreira

José Cardozo Moreira

Nasceu em Portugal, no século XIX. Casou-se com a senhora Maria da Conceição Machado Cardozo. O casal teve 4 (quatro) filhos: Antônio Cardozo Moreira, Paulina Cardozo Pereira Pinto, Helena Cardozo Bastos e Sofia Cardozo Chaves.

Emprestou seus recursos econômicos e seu dinamismo a serviço de nossa terra, onde o vemos aparecer em quase todos os grandes empreendimentos do século XIX. Em Cachoeiras do Muriaé, o transporte era feito por via fluvial através de pranchas e terrestre, por tropas de burro que vinham de muitos lugares distantes.

Por volta de 1855, é que o Comendador José Cardozo Moreira e outros grandes fazendeiros organizaram a companhia “União Campista Fidelense”, com diversos barcos a vapor para a navegação nos rios Paraíba e Muriaé.

Consta que pelos anos de 1872, José Cardozo Moreira, empreendeu uma viagem de propaganda em prol da criação de uma ferrovia, a Estrada de Ferro Campos - Carangola, que ligaria várias cidades do Estado do Rio e Minas Gerais. Com resultado desta excursão, com finalidade comercial, usando de seu grande prestígio junto aos fazendeiros e prósperos homens de negócios, conseguiu passar em favor da citada ferrovia, nada menos que 3.562 ações. Com esses recursos e outros angariados na campanha que soube manter, a realidade não se fez esperar. Era tesoureiro da "Companhia de Estrada de Ferro Campos - Carangola. José Cardozo Moreira, proprietário da fazenda Sta. Helena (em Cachoeiras de Muriaé, hoje cidade de Cardoso Moreira) e de muitas outras propriedades de valor, pelos bons serviços prestados à sociedade, foi agraciado pelo Imperador D.Pedro II com o honroso título de Comendador, que significava um alto distintivo em termos de autoridade.

Na Cidade de Campos, à beira rio, o comendador construíra um belo palacete , hoje, o Palace Hotel.

Em 1889, Cardozo Moreira foi o 46º Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, mas só conseguiu presidir uma das reuniões, não conseguindo concluir seu mandato, porque a morte traiçoeiramente, veio buscá-lo no seu elevado desempenho de sua humanitária função.

Faleceu em Campos, a 20/10/1889, e sua esposa, Maria da Conceição Machado Cardozo, faleceu a 16/02/1900. Os restos mortais desse português ilustre, de lutas e conquistas, encontram-se em Campos, juntamente, com os de sua esposa.

Fonte: Palace Hotel.

Nenhum comentário: