BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Centenário


1909 – 2009, um século de conquistas.


Sua origem se reporta ao ato de criação das Escolas de Aprendizes Artífices, pelo Decreto nº 7566 de 23 de janeiro de 1909, decisão do então presidente da República da época, o campista Nilo Peçanha quando destina uma para cada capital brasileira, com o principal objetivo de atender os filhos de trabalhadores, “os desfavorecidos da fortuna”. Campos dos Goytacazes, embora não sendo capital, sediou uma dessas escolas, que iniciou sua história em 23 de setembro de 1910, com cinco cursos de formação: alfaiataria, marcenaria, tornearia, sapataria e eletricidade.

A localização inicial da Escola de Aprendizes Artífices de Campos foi num prédio público, na Rua Tenente Coronel Cardoso, onde hoje funciona a Faculdade de Direito de Campos.

A trajetória dessas escolas pode ser compreendida pelo percurso do desenvolvimento industrial brasileiro. Assim é que em 1942, em decorrência do investimento na indústria no Brasil, essas instituições passam a ser denominadas Escolas Industriais Técnicas, oferecendo a partir de então o curso ginasial. Em 1959, ganham a patamar de Escolas Técnicas Federais, implantando a formação técnica de 2º grau.

Os primeiros cursos técnicos de 2º grau na Escola Técnica de Campos (ETFC) datam de 1967: Mecânica, Eletrotécnica e Edificações. Este movimento coincide com a mudança da escola para seu atual endereço.

Em 19 de janeiro de 1999, a ETFC foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (CEFET Campos), sendo hoje uma das maiores instituições deste porte no país. Já possuindo uma Unidade Descentralizada em Macaé – UNED Macaé, inaugurada em 1993, o CEFET possui uma oferta de vagas de aproximadamente 11 mil alunos nos diversos níveis e modalidades de ensino.

Atualmente, o CEFET Campos atua nos três níveis da Formação Profissional. Trabalhando na educação inicial e continuada de trabalhadores, oferece cursos técnicos e cursos superiores de tecnologia, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, licenciaturas e cursos de pós-graduação. Todos ofertados gratuitamente.

Recentemente, em 1º de outubro de 2004, sob Decretos nº 5224 e nº 5225, assinados pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, a instituição CEFET ascendeu à condição de Centro Universitário, com todas as prerrogativas que lhe são inerentes.

O ano de 2005 marca mais duas iniciativas do CEFET: o curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial e o Mestrado Interinstitucional com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica/Controle em Automação da Universidade Federal Fluminense (UFF), somando-se este a outros dois convênios já firmados com esta universidade federal.

Ensino, Pesquisa e Extensão compõem hoje o universo de ação do CEFET Campos, consolidando o tripé que caracteriza um centro de educação. O CEFET trabalha a ciência e a tecnologia, pautando o seu trabalho pelo compromisso de promover ações e pesquisas que concorram para o desenvolvimento local e regional.

No ano de seu centenário, o CEFET Campos, deixa de ser Centro Federal para tornar-se o Instituto Federal Fluminense, IFF Campos. Os festejos que marcam a importante data foram iniciados em setembro do ano anterior e terão o término no mesmo mês do presente ano.


Fonte: CEFET Campos

Nenhum comentário: