BlogBlogs.Com.Br

domingo, 29 de março de 2009

Ururau da Lapa



As lendas.

Lenda campista das mais antigas, existem duas versões para essa historia. Vamos contar brevemente as duas versões para os amigos leitores.

O Ururau da Lapa (1ª Versão)

Já por meados de 1700 habitou a curva da Lapa, em nosso Paraíba do Sul, o maior Ururau. Bicho bravio e matreiro que durante muitos anos escapou dos espines e trabucos, dos engodos a redes, espantando canoeiros e prancheiros. Ururau queria dizer (Jacarezão do Papo Amarelo). Bicho imenso, encoruscado, mandíbulas de dragão, até uns cinco metros, de cabo a rabo. Isso na linguagem, hoje morta dos índios goitacazes.

Era tão grande e tão matreiro que virou lenda. Lenda que ate hoje permanece habitando o fundão da Lapa, agora não mais tão fundo, mas mesmo assim um peral de respeito, vestindo violenta camisa de cimento e vergalhões de ferro do cais que o aprisiona. Foram os sete capitães, em suas andanças, que registraram o rio Ururaí – rio dos jacarés do papo amarelo.

O Urural da Lapa (2ª versão)

Conta uma historia de amor proibido entre um pobre rapaz e uma moça rica.

Combinados de fugir no dia da festa da chegada do sino para a Igreja da Lapa foram surpreendidos pelo pai da moça que ataca o rapaz, impedindo a fuga. Esta joga no rio, transforma no enorme Ururau, cuja couraça repele as balas dos trabucos e o impedem de morrer, em seguida tomba o barco que trazia o sino e se esconde dentro do sino aguardando para voltar e ficar definitivamente com sua amada.

O Ururau já virou enredo de Escola de Samba e também nome de Agremiação Carnavalesca, já é curta metragem, nome de loja e bar, já foi radiofonizado, tese de mestrado universitário, levado por grupos teatrais escolares virou peça teatral dos empregados da Caixa Econômica Federal de Campos.

Texto extraído de Osório Peixoto
*Jornalista e escritor, autor do livro
“Ururau da Lapa outras estórias”.

Como é uma lenda Campista, existem ainda outras versões, fizemos uma síntese das duas mais usuais.
Qual das duas você já escutou?

Nenhum comentário: