BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cavalhada




A cultura que resiste ao tempo


Falando de Festa de Santo Amaro não poderíamos de deixar para traz a Cavalhada, ponto alto da tradicional Festa, que acontece no dia 15 de janeiro mesmo dia do padroeiro do distrito.

A atração é uma simulação da luta entre mouros e cristãos. Ao final, não há vencedores nem vencidos e sim, a força da tradição, que permanece através dos tempos, fazendo passar de pai para filho, a importância das raízes da festa e como elas devem ser mantidas.

O duelo acontece por causa do amor que o rei mouro sentia pela filha do rei cristão. O rei cristão não aceitava que sua filha se unisse a um homem que não tivesse a fé cristã. A primeira Cavalhada em Santo Amaro aconteceu no dia 15 de janeiro de 1760, sendo hoje uma das poucas a serem realizadas no Brasil. A encenação foi trazida para Campos pelos monges beneditinos.

Participam da Cavalhada, seguindo a tradição, 24 cavaleiros. Os 12 cavaleiros que representam os cristãos são vestidos de azul e os 12 representando os mouros, de vermelho. Há também o cuidado com os cavalos, que têm suas patas pintadas, além de usarem plumas na cabeça e metais polidos.

Um comentário:

ronaldo disse...

Grande Felisberto;
Quanto tempo heim cara, o Blog esta ficando desatualizada, pode nao rapa!
Esse ano vai dar a sua graça lá em Santo Amaro?
Muito boa esta postagen. Abraçao camarada!