BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Festa de Santo Amaro





250 anos de devoção

A 250ª Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista. Se realiza n mês de janeiro, época que marca o término da safra e o início da plantação da cana-de-açúcar, realiza-se em Santo Amaro, distrito de Campos dos Goytacazes, uma tradicional festa em homenagem ao santo padroeiro.

Em muitos aspectos semelhantes às festas de padroeiro do interior fluminense, ela tem a peculiaridade de apresentar, como parte da programação, um torneiro de cavalhadas, que revive a cada ano uma antiga tradição local.

A festa culmina no dia 15, dia de Santo Amaro, e congrega em torno da devoção ao Santo os moradores do povoado e das localidades vizinhas, muitos dos quais comprometidos como pagamento de promessa por graças recebidas.



Confira a programação

A festa começou na ultima quarta feira dia 6 de janeiro, com o novenário e ladainhas.

Durante os 10 dias da festa, às 18h30, acontecem missas, com movimentos e comunidades convidadas.

No dia 10, acontece a Cavalgada, às 5h, com saída da Cerâmica Santa Edwiges e chegada na Praça de Santo Amaro. Nos dias 10, 11, 12 e 13, vão acontecer shows de rodeio com a companhia Tony Nascimento.

No dia 14, às 20h, haverá o levantamento do mastro, com saída de Mussurepe, às 19h, e concentração às 19h30, em Santo Amaro, acompanhado pela Lira Musical de Santo Amaro, regida pelo maestro Adalto Neves. Às 22h, sobe ao palco a dupla sertaneja Rick e Renner.

No dia 15, dia do padroeiro, serão realizadas cinco missas: às 4h, 7h, 10h, 13h e 20h, além da alvorada, às 5h. Às 19h, acontece a procissão acompanhada pela Lira Musical Santo Amaro. Após a última missa do dia, acontece o show católico com Adriana Milagres.
Cavalhada - O ponto alto da festa ocorrerá na sexta dia 15, às 15h.

Nenhum comentário: