BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Maria Tereza Gusmão



Dinamismo tem nome

Maria Teresa Gusmão de Andrade, mais conhecida como Juíza ou Doutora Maria Tereza, era natural de Campos dos Goytacazes nascida em 1964, foi uma magistrada respeitada por sua conduta moral e alto grau de dinamismo no Poder Judiciário.

Descendente de família humilde sempre se dedicou a ajudar os pais já que era filha única. Iniciou a sua vida como professora de história, tendo lecionado no LHC (Liceu de Humanidades de Campos), muito católica a adepta da missa tridentina (tradicional) da igreja.

A magistrada além de lecionar História no Liceu de Humanidades lecionou ainda Direito Constitucional na Universidade de Campos.

Ela ingressou na Magistratura do Rio de Janeiro em 1996, e sempre se destacou por sua postura moral, capacidade e dinamismo. Passou mal, vindo a falecer em decorrência de um aneurisma cerebral na rodoviária Novo Rio, quando se dirigia para o Fórum Central para participar de julgamentos na Turma Recursal, no dia 18 de setembro de 2006.

"Ela faleceu no cumprimento do dever. Era uma juíza de atuação extraordinária. O juizado dela é o maior do Estado e todos os processos estavam em dia", disse o desembargador e presidente do TJ, Cavalieri.

Aos 42 anos a grande magistrada Maria Tereza Gusmão de Andrade, faleceu, sem deixar filhos.

Mesmo após a sua morte ela quebrou paradigmas tendo sido a primeira mulher magistrada de 1º grau a dar nome a um Fórum no Estado do Rio de Janeiro. Geralmente os homenageados são homens e desembargadores.

Fonte: Tribunal Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tive a sorte de conhecer Maria Tereza ainda pequena.
Estudava no Eucaristico. Vinha ate Ao FDC junto com sua mãe D. Rosinha. Para buscar o Dr. José Abdrade. Menina linda.
Depois tive a sorte de trabalhar no Juizado onde atendia os nescessitados .
Maria Tereza excelente Juiza. Tinha condição entender as coisas numa previsão ajudava muito. Pois sempre justa ate hoje sinto sua falta. Minha menina de Deus.

Anônimo disse...

Ela me deu aula no antigo Colégio Santo Antônio da Rua Formosa o de hoje é o hortifruti. Foi uma professora marcante... Uma pena que faleceu tão jovem..