BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Deusa da Justiça


Têmis

Sempre que se fala em Justiça surge no nosso imaginário a figura de uma mulher com os olhos vendados, carregando em uma de suas mãos a balança e em outra a espada. A venda tem como função básica evitar privilégios na aplicação da justiça, sendo a balança o instrumento que pesa o direito que cabe a cada uma das partes e a espada item indispensável para defender os valores daquilo que é justo.

O nome que poderíamos atribuir a esta mulher é Têmis, a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Diké.

Era filha de Urano(o céu, o paraíso) e de Gaia(a Terra), e segunda mulher de Zeus. Era uma divindade da segunda geração, criada, juntamente com Nêmesis — a deusa da ética — pelas moiras.

Visto isso acredito que já esta passando da hora da Deusa da Justiça, retirar a sua venda dos olhos, jogar fora a sua balança e a sua espada. A bela imagem da Deusa não condiz mais com o que ela representa.

A imparcialidade já não existe mais, os privilégios são aplicados a poucos deixando uma enorme maioria a ver navios.

E o justo ? Aonde foi parar o justo? Esse meus caros amigos, virou injusto e já faz um bom tempo.

A Deusa da Justiça pode começar a figurar entre a famosa imagem dos três macaquinhos (Foto Abaixo), aqueles famosos que a séculos estão lá sentados. Não vêem, não escutam e não falam. Sentados lá à séculos sendo alienados a tudo o que acontece. A bela imagem da Deusa da Justiça hoje infelizmente se confunde com esses macaquinhos.

Será que esta imagem representaria bem a Justiça?? Ou representaria melhor os tres Poderes?? Executivo, Legislativo e Judiciario.


Fica aí a pergunta...

11 comentários:

Amaro disse...

Com certeza...
Disse tudo! Acredito que a imagem dos macacos representa melhor os tres poderes, embora a Judiciario se enquandre bem nas tres atitudes dos macacos.
A pouco fizeram uma camapanha " POR UMA LUZ NO JUDICIARIO", acho que os tres poderes precisam de luz.

FERNANDA disse...

OS PODERES PRECISAM MESMO DE LUZ, MUITA LUZ.
NOS CORAÇOES DE TODOS QUE OS COMPÕE, AFINAL ELES SÓ PENSAO NELES EM COMO TIRAR PROVEITO PROPRIO E OS SEUS COMPATRIOTAS COMO FICAM?? NA MINGUA... QUE DEUS AJUDE E ILUMINE O CAMINHO DELES.

Carlos Eduardo disse...

Vejam bem, nao acho justo colocar o nome de Deus, nesta sujeirada, afinal o bom Deus misiricordioso poupa bons e ruins basta ter apego a ele.
A gravura da justiça por sinal um simbolo lindo, como tudo que os gregos pregavam. Esta deturpada hoje em dia. Os ensinamentos dos macacos em nao falam, nao vejam e nao escutam se ajustaria perfeitamente no Judiario Brasileiro. Bem como no mesmo tempo com os 3 poderes.
Acho que o judiario é a melhor troca de imagens e porque:

1º O judiciario nao é enxerga ou finge que nao, muita das sujeiras que ocorrem por aí.

2º O judiciario nao se pronuncia contra os outros 2 poderes.

3º o judiciario nao escuta a opinião publica, o pedido de socorro de uma parcela da populaçao que ainda tem fé neste poder.

Há uma razão para isso. Como todos bem sabe o maior cliente do Poder Judiciario é o poder executivo, então se levar as leis ao pé da letra o Poder executivo deste pais cairia em sua maioria. O judiciario nao é idenpendete do executivo, já que os desembargadores dos estados são nomeados pelos chefes do executivo.
EX: Garotinho e Rosinha nomearam a maioria dos desembargadores nos seus 8 anos de poder do Governo do Estado. Agora existem provas por aí contra o casal, o nome aparece envolvido em varios escandalos, como chefe de quadrilha " caso alvaro Lins" e o judiciario do Estado simplesmente nao faz nada. Porque será??? E quem legisla neste pais que é o legislativos, hoje nao legisla mais, quem manda é o executivo com as MP'S, e estao la com sua imunidade e usando votos como moeda de troca.

Ficaria aqui um livro de fosse colocar tudo o que penso, portanto acho que pessoas de bom senso, sabem o que quero dizer.

abraços a todos

Anônimo disse...

Amigo Carlos;
O caso Alvaro Lins, nao tem nada haver com o casol garotinho, talvez seja por isso que o Judiciario nao faz nada a respeito.
Os poderes estao desgastados, mas acredito numa mudança, para isso precimos de educaçao! Com educaçao escolheremos melhor os nossos lideres. Temos bons lideres, mas infelizmente sao perseguidos pelos corruptos.

Carlos Eduardo disse...

Hum...
Acredita em coelho da pascoa? papai noel??
Cite 3 politicos honestos! Se é que existam...

Anônimo disse...

Nao acredito, sou apenas otimista! E acima de tudo realista! Cito sim o Casal GAROTINHO e alguns de seus correligionarios... Sao bons e perseguidos por isto!

Carlos Eduardo disse...

HUAHUAHUA...
Temos um eleitor do casal por aqui! Veja bem caro anonimo, sou um DEMOCRATA, respeito a sua opinião mas nao comungo com suas ideias. Ok voce ser realista, otimista... mas falar que o Casal é honesto???? E são perseguidos??? huahuahua... tambem nao vou falar ao contrario fique tranquilo nao quero começar uma mesa redonda aqui, voce nao irá mudar a minha forma de pensar e eu tambem mesmo com fatos nao mudaria a sua.
Mas se o asal fosse tao bom assim, o amigo anonimo, nao teria vergonha de colocar a cara na reta... e nao seria um anonimo serial alguém... Mas quem coloca a cara na reta pr causa de corruptos nao é verdade?
huahuahua...

LEO disse...

KKKKKKKK
Calou-se!!

Carlos Eduardo disse...

hehehe...

camila disse...

Justiça, aonde?
O brasileiro se acomoda facilmente com as situaçoes, é um povo maravilhoso, pacato,etc.
Talvez por isso alguns "espertos" que estao lá encabeçando os 3 poderes. Aproveitem disto.
Justiça? KKKKK... só a divina porque a dos homens nao existe mais.

Anônimo disse...

A justiça é muito fraca mesmo! Principalmente a eleitoral.
Poderiamos voltar aos tempos ditatoriais, afinal para que liberdade de expressao e direitos assegurados se nada vale????????
Nao considero os 3 poderes, como poderes benéficos a populaçao. E sim as 3 mafias mais corruptas e sujas do Brasil.