BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Barão de Carapebus

Joaquim Pinto Netto dos Reis, o 1º Barão


O primeiro barão de Carapebús foi Joaquim Pinto Netto dos Reis. Nasceu na Freguesia de S.Salvador de Campos dos Goytacazes,na Província do Rio de Janeiro e faleceu no RJ em 12 de Marco de 1867.Era filho do Guarda-mor Bernardo Pinto Netto da Silva, natural de Portugal e irmão germano do Capitão Jeronymo Pinto Netto, pai de Manuel Pinto Netto Cruz, primeiro barão de Muriae, Fidalgo da Casa Imperial e Comendador da I Ordem de Cristo, e de sua mulher D.Maria Ana Pereira,natural de Campos dos Goytacazes.

Casou-se com D.Antonia Joaquina da Cruz Netto dos Reis filha do Capitão Antonio Dias Coelho Netto Filho, natural do RJ e de sua mulher D.Maria Pinto da Cruz Netto.

Bacharel em direito pela Universidade de Coimbra, era Tenente-coronel Comandante do 13 Batalhão da Guarda Nacional da Província do RJ. Era Comendador da I Ordem da Rosa e da de Cristo, Moço Fidalgo da Casa Imperial e Guarda-Roupa de Sua Majestade o Imperador.


O 2º barão e conde de Carapebus



Conde e Condessa de Carapebus

O 2º barão e conde de Carapebus foi Antonio Dias Coelho Netto dos Reis agraciado com o título de barão em 06.04.1867. E elevado ao titulo de conde em 08.08.1888.

Título de origem toponímica, tomado da vila dos mesmo nome, em Campos-RJ. Membro de importante família de abastados proprietários rurais da chamada "aristocracia norte-fluminense", estabelecida em Campos-RJ, originária de Portugal, das freguesias de São Pedro de Avintes e Vilar de Andorinho, no Porto. Nasceu em Campos a 04.09.1829.

Casou em 01.08.1854, com Francisca Jacinta Nogueira da Gama, filha do Conde de Baependi, nascida em 12.09.1835, batizada a 04 de outubro no Rio de Janeiro-RJ e falecida em 07.11.1899 em Paris, França.

A condessa D. Jacintha Nogueira da Gama era Dama Efetiva ao serviço de Sua Majestade a Imperatriz, e era condecorada com a Banda de Santa Isabel de Portugal, com a de Maria Luisa de Espanha e a das Damas Nobres de Santana de Baviera. O conde era Gentil-Homem da Imperial Câmara e Grande do Império.

Nenhum comentário: