BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 2 de março de 2009

Dr. Felipe Uébe





Médico ou humanista?

Ao amigo leitor, gostaria de lhe fazer uma pergunta!

Quantos médicos você conhece que trabalham 14 hr por dia, sem se preocupar em receber os seus honorários? Ou mesmo que visitam os seus pacientes, médicos humanistas, preocupando-se em servir ao povo independente de classe social?

Esse blogueiro sem querer desmerecer a classe médica, constatou que nos dias de hoje faltam médicos assim. Por isso vamos contar a história desse homen que é um exemplo a ser seguido pelos profissionais de hoje. O seu nome é Dr. Felipe Uebe.

Felipe Uebe nasceu no Líbano, no início do século XX (1910), quatro anos mais tarde estoura a primeira guerra mundial. Vem para o Brasil em 1923 à cidade de Rio Bonito no Estado do Rio de Janeiro. Após terminar o ensino médio ingressa na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. As dificuldades financeiras eram muitas e para conseguir prosseguir na faculdade era custeado por dois irmãos.

No momento de escolher a especialização ele opta por cirurgia e em 1933 recebe seu diploma. Algum tempo depois chega à cidade de Campos dos Goytacazes, fica num hotel local e ali mesmo atende seus pacientes.

O Dr. Felipe Uebe, como agora era chamado, atendia todos seus pacientes no hotel em que estava hospedado, inclusive realizava operações. O que não excluía que, após doze horas diárias de trabalho, ele fosse às casas de pacientes para socorrê-los e ainda à Santa Casa. Tudo sem se preocupar com recompensa material.

Não visando recompensa material, o Dr. Felipe põe-se a servir ao povo, principalmente aos humildes que, até então, morriam por falta de recursos. Jamais cobra uma consulta. As pessoas de posses e reconhecidas é que colocam em seus bolsos certas importâncias em dinheiro.

O médico clinicou em Campos dos Goytacazes-RJ e São Fidélis-RJ, operava pacientes com problema de apêndice, com muita segurança. Viveu uma vida de grandes feitos médicos morrendo aos trinta e três anos de febre tifóide, com pouco menos de dois meses de casado.

Após sua morte a cidade campista, especialmente, as pessoas que conheciam Felipe são invadidas de profunda tristeza e ele é lembrado por muito tempo.

O povo campista, como prova de gratidão, oferece-lhe um rico mausoléu no Cemitério do Caju. Faz mais: dá a uma rua da cidade, o seu nome. Por muito tempo os pobres infelizes de Campos não conseguem esquecer o nome desse grande benfeitor. Jamais há de sentir o oque misterioso das mãos milagrosas do incomparável e humanitário Dr. Felipe Uébe. (CARVALHO, 1988, p. 322), p. 321)




Fonte de pesquisa: CARVALHO, Waldir. Campos depois do centenário e
A Influência do Mito na Sociedade Campista de Isabela Carneiro e Daniel Barreto.

46 comentários:

Anônimo disse...

Ola boa tarde!
Olha o Blog é bem legal, estou fazendo um trabalho para a faculdade, e uma das poucas fontes que consegui algo sobre o Felipe Uebe foi aqui. Ainda mais com uma Foto dele, nao existe isso na internet.
Mantenha mesmo esse tipo de blog, pois só temos blogs falando da maldita politica nesta cidade. Nao da nem prazer de ver.
Adorei a iniciativa, quando precisar de algum material entre em contato talvez possa te ajudar, sou estudante de Historia.
Abços e mais uma vez parabéns pelo Blog.

Anônimo disse...

Olá, legal essa informação, dia 15 de Janeiro as 23:00hs serei operado pelo Dr. Felipe Uébe. Abração.

Anônimo disse...

Nasci em 1950, em Minas, e meu pai colocou em mim o nome de seu amigo e "batrício". Este nome, ainda hoje, abre inúmeras portas para mim. Em 1971, recente no Rio, precisava de um atestado médico para ingresso na Nacional de Direito e o consegui através de um colega de turma do doutor Felipe Uébe que dispensou os honorários por esta razão. Parabéns!

Francilene Almeida/RN disse...

Boa noite! acabei de ser informada sobre a data da minha cirurgia e que o medico sera o Dr. Felipe Uebe, logo em seguida vim pesquisar sobre ele e adorei encontrar de cara informaçoes nesse blog. Obrigada!!

Veronica Chehab disse...

Sou sobrinha neta de Dr. Felipe Uebe e nunca foi espírita e sim católico!Espero que vocês pesquisem mais sobre ele!

Anônimo disse...

Para um homem que se dedicou ao próximo como o Dr. Felipe Uebe, não há religião. Sua religião é servir em nome de Deus!

Anônimo disse...

Cara sobrinha do Dr. Uebe, aqui não estão citando que ele era espirita, e sim que ele é um espirito vivo que continua fazendo suas boas obras.E o único lugar que reconhece essas obras e no espiritismo.E hoje no plano que ele está não existe religião.

h_iluminado@hotmail.com disse...

Eu, Luis Roberto Rogerio, morador de Ribeirão Preto, SP, quero agradecer a cirurgia dos meus olhos feita no dia 09/07/2013, às 23:h,que foi bem sucedida, porisso,agradeço a esse ser iluminado, Dr. Felipe Uébe e equipe. Muito obrigado.

Lygia disse...

Fui operada pelo Dr Felipe Uebe e tenho certeza que suas mãos assim como as do Dr. Bezerra de Menezes e outro colegas que também já me operaram me preparando para a cirurgia terrestre que acnteceu dia 24 último. Agradeço a esses seres de luz que me acompanham há anos. E que Deus continue lhes iluminando para que jamais parem de ajudar aos que acreditam e precisam!

Lygia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu gostaria se saber o local da sepultura, tipo quadra etc..... Gostaria de fazer uma visita ao local!

Marcia Uébe disse...

O nome desse médico era escrito PHILIPPE UÉBE . Sei porque sou a nora dele, casada com o único filho dele que, por ter nascido já órfão, pode ter o nome igual ao do pai. Ele nasceu em 15 de abril de 1910 em Richmaia, nos arredores de Beirute. Pretendiam vir para o Brasil mas tendo vindo o pai e os irmãos mais velhos, estourou a primeira guerra mundial e não puderam sair do Líbano pelas dificuldades inerentes à guerra: dificuldade de receber o dinheiro que o pai mandava, dificuldade de encontrar alimentos, etc. Apenas seis anos depois conseguiram contato e passagens e vieram num navio cargueiro francês que aportou em Marselha por pouco tempo antes de seguir para cá. Eles chegaram no Rio de Janeiro em 1920 tendo o menino dez anos e falando apenas árabe e francês pois estudara o jardim de infância com uns padres franceses. Como era muito inteligente e aplicado, logo aprendeu a nossa língua, venceu os anos de estudo para se atualizar, estudou em Niterói, Nova Friburgo(colégio Anchieta) e na Universidade do Brasil, no Rio, onde se formou em Medicina.A família que havia se estabelecido em Rio Bonito a princípio, transferira-se para Campos e ele foi instado a acompanha-los. Assim, sua carreira se desenvolveu lá. Filho de imigrantes e não de "família de renome", não cobrando pelo atendimento a quem não podia pagar,demonstrando dessa forma sua caridade, absolutamente bem sucedido em suas cirurgias e tratamentos, desmistificando a medicina com sua maneira informal de ser, chegou a ser discriminado pela AssociaçãoMédica de Campos.
Mas à vista de seu maravilhoso trabalho, tentou se redimir. Infelizmente para todos, seus horários desregrados de alimentção e sono, colocando o atendimento ao doente como prioridade, fizeram-no ter poucas defesas quando encontrou o tifo. Quarenta noites doente e a morte no dia de Natal. Uma viúva recém casada com um filho na barriga. Muito amor ao próximo e muita capacidade de trabalho, um halo de luz envolvendo sua pessoa foi o que restou.

Neuma Ribeiro disse...

Nossa! Eu agradeço muito por todos esses comentários, ainda mais o da nora. Eu fui operada por ele e sua equipe hoje e fiquei muito curiosa para conhecer a vida dele. Começou me impressionando quando vi o retrato e notei o quanto ele era jovem quando faleceu. Tantos feitos pela população carente em tão pouco tempo de vida. Eu sei que vou conseguir a cura pelos cuidados do Dr. Philippe Uébe.

fLOR disse...

Boa noite a todos que postaram falando desse grande médico Philipe Uebe, tenho muito a agradecer-lhe pela operação feita espiritualmente. Fiquei curada, e no dia da operação eu vi ele adentrando o quarto rapidamente com duas enfermeiras, pela silhueta eu percebi que ele tinha ajuda. Agradeço de todo meu coração. Sandra

Anônimo disse...

Fui operada espiritualmente pelo doutor, e com certeza humanista.
Fiquei feliz de ter encontrado sua história e assim,estar mais próxima dele. Obrigada.
Carolina.

natalia disse...

Boa noite , ontem minha mãe foi operada por esse incrível médico.. E hoje dia 25/05/2017 pelos médicos que aqui estão .. E foi verificado uma melhora quando a operaram.. Então só tenho que dizer mito obrigada doutor que mesmo no plano superior vem ajudar as pessoas que lhe pedem socorro. E quanto o comentário da prima quando deixamos a carne nossa religião é Deus. Deixamos os nomes das religiões de lado e servimos um bem maior .. E , É ISSO QUE SEU PRIMO ESTÁ FAZENDO.
Em nome da minha família venho aqui deixar meu muito obrigada e as pessoas que forem ser operadas por ele ... Creiam tenha fé.. Q tudo para Deus é possível e ele manda seus médicos para nos ajudar ...

Anônimo disse...

Minha tia foi operada por ele, graças a Deus. Que Deus o pague e abençoe sempre. Meu muito obrigada pela dedicação dele até hoje, mesmo desencarnado ainda salvando as pessoas!

Ivete Apio Pullig disse...

Boa noite! Estou encantada pela vida e obra do Dr Philipp Uéber, não sou campista , sou do interior do Rio de janeiro , de eng Paulo de Frontin. Vim para esta cidade há 3 anos , fui mt bem recebida aqui. E por acaso da vida , me convidaram a ir na casa espírita que tem o nome do Dr Philipp Uéber, que por canal e uma casa mt acolhedora, fiz super bem atendida lá, estou aprendendo mt, e fiz pela razão de um tratamento cardíaco ( angina ) , comecei a tratamento agora, e tenho mt esperança é se for meu merecimento ficarei curada dessa e de outras enfermidades pelos ta refeitos da casa , mt Feliz estou agora em ler essa linda e comovente história desse homemundo que se dedicou a caridade campista e redondezas. Tão jovem em matéria, MS tão experiente em espírito avançado. Deus manda homens e mulheres para fazer a diferença é dar exemplos de amor ao próximo cm o Dr Philipp Uéber e mts outrês. Agradeço mt a sra Marcia Uéber pela linda declaração do seu sogro em vida terrena , e ele como espírito , trabalhador do CRISTO a fazer a caridade aos encarnados e desencarnados de sua estima. MT luz e paz a esse espírito tão especial. GRATIDÃO!

Ivete Apio Pullig disse...

Eu ia esquecedo.assim que for realizadao meu tratamento e for operada pelo dr Philipp Uéber e seu tarefeirosto, irei deixar aqui o relato de como estou. ..Tenho ctz que alcançarei a cura .
A minha fé em Deus e mt grande e no Dr Philipp Uéber tBM.

Unknown disse...

Fui operada no dia 03/04/2019 as 23:00.
Durante a prece, pedi para sentir todo o processo e ainda se fosse possível ver o Dr. Felipe, ainda que na tela mental. Graças ao Nosso Pai, senti toda a cirurgia e vi o Dr. Felipe. Agradeço imensamente e tenho certeza que serei curada. Agradeço também ao Templo Espirita Tupyara. Que Deus abençoe a todos.

Unknown disse...

Rosana 03 de abril de 2019.
Fui operada no dia 03/04/2019 as 23:00.
Durante a prece, pedi para sentir todo o processo e ainda se fosse possível ver o Dr. Felipe, ainda que na tela mental. Graças ao Nosso Pai, senti toda a cirurgia e vi o Dr. Felipe. Agradeço imensamente e tenho certeza que serei curada. Agradeço também ao Templo Espirita Tupyara. Que Deus abençoe a todos.

Responder

Unknown disse...

Estou feliz por ter conhecido essa linda história de vida. Um ser iluminado e que ainda faz bem em outro plano.
Paz e luz para todos os familiares!

Anônimo disse...

Hoje eu tenho uma cirurgia marcada com o Doutor e tenho fé que ficarei boa. Gostei muito de conhecer a história desse homem tão iluminado.Que Deus abençoe a todos.

Unknown disse...

Ninguém falou que Dr Felipe era espírita.
Hoje o espírito de Dr. Felipe atua com curas espirituais. Isso é incontestável.

Unknown disse...

Exatamente.

Unknown disse...

Yo seré operada por el dr Felipe Uebe espiritualmente y tengo mucha fe que la noche del 9 de marzo del 2020 me sanaré con la gracia de Dios y del dr Felipe Uebe

Aluisio disse...

Não é puro que o nome de uma pessoa é lembrada por tanto tempo, Santo Filipe Uebe.

Unknown disse...

, Álvaro Ferdinando Barcelos - 22 de julho de 2021

Eu conheci o Dr. Felipe Uebe, que era amigo do meu
pai Álvaro Barcelos e que foi operado por ele, no dia
12 de agosto de 1942, de vesícula biliar, que na época
era uma cirurgia de alto risco. A operação foi um sucesso.
Eu na época tinha 5 anos de idade e me recordo até hoje
a alegria de nossa família, pois papai sentia fortíssimas
dores, periodicamente por cerca de 4 anos.
Apesar da pouca idade, pois ele morreu com 33 anos no
dia 24 de dezembro de 1943, ele operava milagres, que
ainda hoje, passados quase 80 anos, os médicos atuais
não fazem que é por exemplo, fazer uma cirurgia de apendicite no consultório e mandar o paciente para
casa após a operação.
Falar de Dr. Felipe Uebe, faz bem a nossa alma, pois
ele jamais será esquecido pelo povo campista, por ter
sido o mais competente e o mais humanitário médico
Que Campos conheceu. Tanto é que o povo campista
mandou fazer um Mausoléu, onde se lê “As lágrimas
do povo campista, construíram este Mausoléu”.

Rosinha disse...

Que história linda! Tive a graça de ser operada espiritualmente pelo Dr Felipe Uebe e sei q ele continua me acompanhando até eu fazer a cirurgia terrestre. Tenho fé e sei q o Dr Felipe Uebe vai usar as mãos do médico em minha cirurgia e vai correr tudo bem, eu creio em nome de Jesus.

Melba Teodoro disse...

Bom dia, quero compartilhar com vocês minha alegria, meu filho portador de síndrome nefrótica diretamente relacionada a imunidade,realizou a cirurgia espiritual com o Doutor Felipe e desde então não recidivou mais ,passou por duas gripes fortes que antes o colocaria em crise ,sem ter o seu quadro de alterado. Gratidão ao Dr Felipe e só Centro Espírita Tupyara .

Unknown disse...

Não é difícil.Sei onde fica.

Unknown disse...

Hola a todos!!!, Estoy feliz de que me opere él dr. Felipe uebe, he leído sus comentarios y espero con ansias el día.

Anônimo disse...

Eu também, dia 30/05/22

Anônimo disse...

Esta noche me opera el doctor Felipe Uribe , por favor oren por mi gracias 🙏

maurouebe disse...

Fico feliz em ver que treze anos passados desta postagem, a mesma continua atualizada. Me emociono ao sentir a energia da presença de meu tio-bisavô, nos comentários aqui postados. Eterno ele se torna em vossos corações.

Anônimo disse...

Serei operada amanhã pelo Dr. FELIPE UEBE e lendo os comentários aqui me sinto muito feliz de ter sido ele quem se prontificou a me operar. Gratião Dr, a sua equipe e ao Templo Espírita Tupyara.

Orgui de Freitas Lima disse...

Boa noite.
Serei operado amanhã(01/08/2022) pelo Dr.Felipe Uebe.
Tenho certeza que será um sucesso.
Antecipadamente agradeço ao Dr.Felipe Uebe e equipe por terem se prontificado à me atenderem.

Anônimo disse...

Boa tarde irmãos em Cristo Jesus....Hj é a data da minha Cirurgia combo Dr Felipe Urbe...Hérnia de disco e Nervo ciático....Que a graça de Deus e Dr Felipe serei curado dessas dores lombar 😔😔.... Obrigado Jesus obrigado ao doutor Felipe Urbe...😇😇😇

Anônimo disse...

Boa noite! Fiquei feliz em saber que muitas irmãos foram operados pelo Dr Felipe Uebe e todos ficaram agradecidos pela cirurgia espiritual realizada por este médico espiritual. A minha será hoje dia 23 de setembro de 2022 .Com certeza a minha também ocorrerá com sucesso ou seja, a cura! Assim é!

Anônimo disse...

Podrías platicar más sobre tu abuelo

Anônimo disse...

Passados sete meses da cirurgia realizada pelo Dr.Felippe Uebe, quero declarar que foi um sucesso, pois à melhora dos sintomas foi em torno de 90%. Voltarei a contatar com o Templo Tupyara e tentar realizar novamente a cirurgia. Agradeço imensamente ao Dr. Felipe Uebe e, todos que o ajudaram.

Anônimo disse...

Yo estoy recien operada por el doctor FELIPE UEBE GRACIAS PUEDO CAMINAR 🚶 SIN COJEAR EL TEMA MIO COLUMNA y nervio siatico estoy convaleciente esto fue anoche día 27 de mayo 11 hora chile

Anônimo disse...

Que bênção!! Minha mãe fez operação espiritual Dra. Olha Cruguel no hospital. Minha irmã viu a Dra. Olga entrando na enfermaria e indo ao pé da cama da minha mãe e da paciente ao lado. .

Anônimo disse...

Para quem quer saber o local do mausoléu, é fácil. Indo ao cemitério municipal de Campos dos Goytacazes, entre pelo portão principal e logo à esquerda fica o mausoléu é uma da primeiras lápides, não tem como errar.

Lya S. Simon disse...

Dr.felipe hj é um espírito de luz . Independente da religião. Espiritismo não é religião é uma filosofia . Existe vida após a morte e está é uma prova. Continua fazendo a sua caridade no mundo espiritual. Obrigada Dr Felipe.

Lya S. Simon disse...

Luz Dr. Felipe! Agradeço a todos os envolvidos !