BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A paixão Campista



Americano

O Americano Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, sediado em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Manda seus jogos no Estádio Godofredo Cruz, com capacidade para 25 mil espectadores. Maior vencedor da história do Campeonato Fluminense de Futebol (relativo ao Estado do Rio pré-fusão com a Guanabara), o Americano ingressou no Campeonato Carioca em 1976 (antes mesmo da fusão das entidades) e disputa até os dias de hoje.

O Americano foi fundado no dia 1 de junho de 1914. No ano de 1922, com apenas oito anos de existência, o clube já ostentava, em suas fileiras, dois jogadores convocados para a Seleção Brasileira: Soda e Mario Seixas. Em 1930, outro jogador alvinegro foi convocado para disputar a Copa do Mundo do Uruguai: Poli,Policarpo Ribeiro, que inclusive foi homenageado com uma placa no Hall Social do clube. Em termos de título, o que mais orgulha o torcedor do alvinegro campista é o inédito título de êne-campeão campista e do interior do RJ, uma conquista inédita. São nove títulos consecutivos por duas ocasiões.
Na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro , o seu melhor desempenho foi a 27° colocação em 1978, entre 74 participantes. No Campeonato Brasileiro, sua melhor colocação foi o vice-campeonato de 2002 ano em que conquistou a Taça Guanabara (Primeiro Turno) e a Taça Rio (Segundo Turno). Apesar de não ter conquistado nenhuma vez o Campeonato Carioca, até 2005, o Americano foi o time que mais pontuou no século XXI nesse campeonato. O título equivalente ao Campeonato Carioca de 2002 está sub-júdice, havendo grande probabilidade de ser dado ao Americano Futebol Clube por ter vencido o primeiro e segundo turno.
A partir dos anos 80, incluiu em seu currículo vitoriosas excursões ao exterior, figurando como as mais importantes as de 1981 e 1994, uma realizada na Ásia e outra no Oriente Médio sendo, que a de 1981 foi vencida sobre a seleção da Coréia do Sul na chamada Taça do Rei. Em 1987, representou o Estado do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, sagrando-se campeão, numa final histórica contra a seleção de São Paulo que ostentava 5 jogadores da Seleção Brasileira na época. Até 2006, é o segundo clube que mais disputou o Campeonato Brasileiro da Série B, por 19 vezes, sendo que nestas 19 participações, o Americano foi vice-campeão em 1986, Campeão do módulo azul 1987, terceiro colocado em 1994 e quarto colocado por 2 vezes, em 1988 e 1991. Nesta competição, o Americano conseguiu a sua maior goleada em campeonatos brasileiros, ao derrotar o Botafogo-BA por 7 a 0 na casa do adversário, em 15 de março de 1980.
O Americano Futebol Clube, é o único clube, fora os 4 grandes do Rio de Janeiro, que nunca disputou o Campeonato Carioca da Segunda Divisão ou seja é o único clube do interior do estado do Rio de Janeiro que nunca foi rebaixado para divisões inferiores.
O Americano Futebol Clube, também tem outro trunfo no futebol do estado do Rio de Janeiro, foi a primeira equipe do interior a vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio. Em 1993, o Americano Futebol Clube, tirou uma invencibilidade de 45 partidas do Clube de Regatas Vasco da Gama, derrotando a equipe carioca no estádio Godofredo Cruz pelo placar de 1 a 0, gol marcado pelo jogador Pelica aos 30 minutos da primeira etapa.Após muitos anos sem um amistoso internacional, o Americano enfrentou o Huracán Buceo do Uruguai em 2008 no Estádio Godofredo Cruz, vencendo a partida amistosa pelo placar de 4 a 0.
Acesse o site oficial do Americano em: www.americanofc.com.br/.

11 comentários:

Anônimo disse...

Paixão Campista?
E onde fica os outros cubles de Campos? O goitacas por exemplo?
O Americano foi sepultado junto do caixa d'agua.

Anônimo disse...

Concordo com o titulo dado ao texto.
É uma paixao dos campistas sim, Goita? Isso ainda existe em qual divisão esta mesmo?
O campista ou torce para o Americano ou torce para oq? para os grandes do Rio neh? Afinal quem torce para o Rio Branco? União de Guarus? Goitacaz? hahaha...
Viaja nao meu caro Rapha.
Felisberto parabéns pelo Blog, que valoriza as belezas de nossa linda terra. Belezas como o Americano, delicias como o chuvisco.
Abçao camarada.

Anônimo disse...

Raphael;
Nao exclui os outros clubes, simplesmente são menores e começamos com o blog ontem. Mas logo iremos postar outras historias de clubes da região.
Obrigado pela atenção! E pela força no blog.

Anônimo disse...

Dale canoo.....
2X0 no vasco, dentro do chiqueiro deles.
2x1 para o Flu, dentro de casa e foi boubado.
Que falta nos faz o caixa.

Anônimo disse...

Saa daí analfabeto.
Mané cano. O negocio é o Macaé. Isso sim é clube. rsrs
Monta um blog de Macaé minha cidade é melhor que a sua feliz. rsrsrs
Vlw

Anônimo disse...

Larga Macaé sangue bom! parece um favelão gigante.
Õ terrinha para dar baitolas, cruzes. Feliz Alberto, kakakaka cade o goytacaz????? Americano é time de macaense. kakaka...

Anônimo disse...

Huahuahuahua
Esse povo insiste no goytacaz, mas que é isso!
É feliz, está nume sinuca de bico, agora tem que postar a historia do goyta também, mas afinal qual é a paixão desse blogueiro??? Cano, ou Goyta? Ja tenho um palpite.

Anônimo disse...

Esse Amerinaco é uma vergonha,nada e nada e nada para morrer na praia. na verdade nao só o americano como todo esses clubes pequenos do interior.

Felisberto disse...

O time desse blogueiro fica em segredo ok???
Mas é um time do Parq. Sao Caetano!!

Anônimo disse...

IIII a lá... que cara tendencioso!!! Por isso o mais querido de Campos neh?

Jones disse...

Mais querido de Campos? Nunca será, mais querido é o Goyta, mesmo que tenha menos torcedores.

Que nem Grêmio e Inter, Grêmio hoje tem mais torcida mas o Inter é o time do povo e acabou! :D

Ou aqui em Niterói o Canto do Rio será sempre o mais querido da cidade, mesmo que só restem 10 torcedores.

Do que eu tô falando...