ACADEMIA CAMPISTA DE LETRAS
Fundada no dia 21 de junho de 1939, a Academia Campista de Letras teve seu início nas mesas do antigo Café Clube, onde hoje é localizado o Boulevard Francisco de Paula Carneiro e veio a concretizar-se no antigo Edifício Trianon na sala da representação do “Diário Oficial” do Estado do Rio de Janeiro.
Teve como primeiro presidente o advogado e intelectual Nelson Pereira Rebel. A ACL foi fundada por 39 intelectuais campistas e não campistas sendo alguns escritores, jornalistas e poetas que dez anos antes, fundaram a Associação de Imprensa Campista. Alguns deles são Alcides Carlos Maciel, tabelião, jornalista, tradutor, homem de fino trato, considerado o mecenas da cultura da época; Álvaro Barcelos, professor, filólogo e escritor; Manoel Alberto Barbosa Guerra, médico, historiador e poeta; Gastão Machado, jornalista, teatrólogo e poeta, autor de cerca de 30 peças teatrais; Godofredo Nascentes Tinoco, advogado, jornalista e escritor; Isimbardo Peixoto, advogado, jornalista e poeta.
A Academia já teve como sede após a sua fundação o Automóvel Clube Fluminense, a Associação de Imprensa Campista, residências de acadêmicos, salão nobre do Hospital da Santa Casa de Misericórdia, escritório do acadêmico Renato Marion Martins de Aquino e o Hotel Planície. No dia 10 de abril de 1948 passou a ter como sede o prédio atual, localizado dentro do Jardim São Benedito.
Seus ex-presidentes foram os intelectuais Nelson Pereira Rebel, Godofredo Nascentes Tinoco, Jamil Ábido e Américo Rodrigues da Fonseca Filho.
Sua atual presidente é a intelectual Arlete Parrilha Sendra.
http://www.camposletras.com.br/
Praça Nilo Peçanha s/n Jardim São Benedito Tel.: (22) 2722.0326 Caixa Postal 114.401 Campos dos Goytacazes.RJ
Praça Nilo Peçanha s/n Jardim São Benedito Tel.: (22) 2722.0326 Caixa Postal 114.401 Campos dos Goytacazes.RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário