O mar de água doce.
Quem nunca ouviu falar do Pantanal da Costa Doce? ou até mesmo da Lagoa Feia, que de feia só tem o nome, pois é umas das mais belas lagoas do país.
A Lagoa Feia é a segunda maior lagoa de água doce do Brasil, sendo superada somente pela Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul. Está localizada na divisa dos municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã no estado do Rio de Janeiro, a Lagoa Feia possui 170 Km², com largura máxima de 20 Km, sendo a sua profundidade de 1 a 3 metros. E conhecida como Pantanal da Costa Doce, uma região selvagem com riquíssima vegetação aquática formada por aguapés, tabuas, peperis, oraltas de burro, não podendo deixar de citar a dama do lago, fixada no fundo de águas rasas, com bela flor de cor de lilás azulado.
Segundo estudiosos seu espelho d'água foi reduzido quase a metade nos últimos 50 anos. Dragagens e invasões de leito com construção de diques de contenção e reduto reduziram sua área de 370 km² originais para atuais 170 km².
É um eco-sistema ameaçado pela utilização descontrolada de suas águas e pelo avanço de aterros pelas suas margens. Nos últimos cem anos, sua superfície foi reduzida a um terço da área original.
Ao contrário do que significa seu nome, é uma lagoa muito bonita e majestosa. A origem deste nome inapropriado deve-se a descoberta pelos Sete Capitães em um dia de tempestade, no qual havia um "não sei que de medonho de suas ondas agitadas pelo vento a se quebrarem com fragor pelas suas praias" Porém, as suas águas são plácidas e, em dias de tempestades, suas ondas são pequeninas.
Melhor do que escrever é ver, então, veja algumas fotos desta belíssima Lagoa .
Um comentário:
alguns anos atraz tive oportunidade de ir ate à lagoa feia.
garanto que de feia somente o nome, pois é formidavel.
um bom passeio para final de semana.
ps: só conheço o lado de Quissamã.
Postar um comentário