
A obra do século
O Palácio da Cultura é um complexo de atividades culturais construído no governo do então prefeito de Campos Rockefeller de Lima no ano de 1973. O complexo pioneiro para sua época era formado por museu, com seções de arquivos, filmes e gravações de áudio e vídeo, auditório...
Em seu projeto original o palácio possui pinacoteca e mapoteca, ampla biblioteca com salas de leituras sendo uma infantil, e leitura ao ar livre. Leitura para cegos, cabines climatizadas com ar condicionado para estudos em grupo, Seção de obras raras restauradas e um restaurante.
Alem do estacionamento externo e panteão para recolher os restos mortais dos heróis da cidade, como Jose do Patrocínio, Saldanha da Gama, Nilo Peçanha...
Na época de sua inauguração foi considerada a obra do século em campos com uma aera construída de 3.650 metros quadrados. O projeto total do Palácio da Cultura é do engenheiro Francisco Leal e o estrutural do engenheiro Antonio Roberto de Araujo Viana, O projeto paisagístico ficou por conta do renomado Paisagista Brasileiro Burle Marx.
Foi considerada pela associação brasileira de engenharia a mais importante obra no Brasil do ano de 1973.
Atualmente o Palácio da Cultura funciona das 8 às 18:00 hrs de segunda a sexta, como sede da secretaria de educação, e biblioteca publica. Perdendo a sua originalidade e não desempenhado o verdadeiro papel para o qual foi construído. Ainda pode ser visitado e apreciado por todos que assim desejarem.
Fonte: Vida Fluminense e PMCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário