BlogBlogs.Com.Br

sábado, 19 de dezembro de 2009

Tecnologia



Seqüestro de informação

Cada vez mais dependentes da Tecnologia da Informação, as sociedades deparam com uma serie de novos problemas. Recentemente li uma matéria que me chamou muita a atenção.

Como profissional da aera de TI, espero por tudo mas confesso que essa me deixou surpreso, trata-se de Crackers que invadiram servidores médicos da Virgínia, nos Estados Unidos, e estão exigindo US$ 10 milhões pelo resgate de dados roubados.

Segundo o site The H Security mais de 35 milhões de receitas médicas e dados de mais de 8 milhões depacientes do programa Virginia Prescription Monitoring, que tenta controlar as prescrições de remédios como fortes analgésicos, foram copiados, criptografados e apagados do servidor.

A mensagem onde o cracker responsável oferece números, diz que o programa não tem mais os dados dos backups (que permitiriam restaurar as informações roubadas) e faz a proposta foi publicada pelo site Wikileaks, acessível pelo atalho tinyurl.com/djp8ug.

O Web Site do Programa está fora do ar desde o dia 30 de abril, quando a intrusão foi descoberta. De acordo com informações do site The Register, os crackers também ameaçaram de, se não tiverem resposta em uma semana, os dados seriam vendidos para quem desse o maior lance.

É mole?

E para os leigos, Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste termo reflete a forte revolta destes contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.

Um comentário:

RUAN disse...

esse povo nao tem mais o que inventar!
Quando acreditamos que vimos de tudo surge isso! rsrsrsrs