BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Loja Maçonica Progresso


Quem nunca ouviu falar da Maçonaria?

Acredito que todos conhecem ou já ouviram falar da Maçonaria, muitos especulam sobre ela para o bem ou para o mal, fato é que hoje em Campos existem aproximadamente 5 lojas Maçônicas.

A Maçonaria, é uma Ordem Universal, é constituída por homens de todas as raças e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas (templos), nas quais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da Sociedade Humana. É fundada no Amor Fraternal e na esperança de que, com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com a constante e livre investigação da Verdade, com a evolução do conhecimento humano pela filosofia, ciências e artes, sob a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos Princípios da Moral, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.
Dito isto hoje conheceremos a história da Loja Maçônica Progresso uma das mais antigas da cidade.

No final do ano de 1870, em três de dezembro, reuniram em uma casa na rua Barão de Cotegipe 88, o irmão Joaquim Taussia de Belido e outros maçons , e fundaram uma loja maçônica a que deram o titulo distintivo de Progresso.

Após o cumprimento das formalidades legais, a 17 de fevereiro de 1871, em pomposa cerimônia, teve lugar a regularização da Loja. Na mesma ocasião e para maior solenidade do ato, os Maçons da Loja libertaram um pequeno escravo de três anos de idade, de nome Caetano. ( A Maçonaria Brasileira estava engajada àquela época na campanha da abolição).

A Loja Progresso continuou sua trajetória vitoriosa, fazendo obras maçônica, promovendo o bem estar da Humanidade!

Em 12 de outubro de 1885 fundou cursos diurno e noturno, com matricula que atingiu a 112 alunos, com freqüência media diária de 80 alunos. Por este e outros relevantes serviços recebeu do Grande Oriente do Brasil ( Loja máxima dos maçons brasileiros) o honroso titulo de Loja Benemérita em 11/01/1996.

Em 1889, como o prédio da rua Barão de Cotegipe já não oferecesse mais condições de continuar abrigando a oja, foi formada uma comissão com o propósito de adquirir sua sede própria.

A comissão foi composta de 6 membros. Em 3/12/1894, por $ 25.000,000 (vinte e cinco contos de réis) foi adquirido o prédio da rua do Cercado nº. 12, hoje Rua Joaquim Nabuco nº. 24, o qual depois de reforma e adaptação foi inaugurado em 28.09.1895.

Fachada da Loja Maçonica Progresso, situada na rua
Joaquim Nabuco


Fonte: Loja Maçônica Progresso, acesse o site em http://www.arlsprogresso204.com.br/

Nenhum comentário: