Togo Póvoa de BarrosTogo Póvoa de Barros (Campos dos Goytacazes, 1914 — 25 de março de 2007) foi um político brasileiro.
Era bisneto do Barão de São Sebastião, filho de José de Almeida Barros Filho e de Djanira Povoa de Barros, natural da baixada campista em Campos, sempre soube o que quis.
Seus estudos iniciais foram feitos no Liceu de Humanidades de Campos, afeiçoado aos problemas da coletividade, depois de se formar em Ciências Jurídicas e Sociais, Togo de Barros ingressou no jornalismo e chegou a dirigir “O Dia”, um dos mais tradicionais periódicos da cidade.
Foi também Catedrático de Direito Civil, Promotor Público e Juiz Substituto da 2º Vara da Comarca de Campos. Procurador Regional do Instituto do Açúcar e do Álcool pôde desenvolver toda uma experiência acumulada no convívio com os lavradores e os trabalhadores da indústria açucareira.
A política ativa foi uma luz que logo se acendeu na vida de Togo de Barros. Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio e Presidente da Caixa Econômica Federal no Estado do Rio foram, entre outros, alguns dos cargos importantes que exerceu.
Desempenhou vários mandatos eletivos na Assembléia Legislativa do antigo Estado do Rio de Janeiro, que presidiu por duas vezes. Foi líder de Governo. E exerceu o cargo de Governador com brilho invulgar.
Na qualidade de presidente da Assembléia, assumiu em 3 de julho de 1958 o governo do estado em virtude da renúncia do governador Miguel Couto Filho. Permaneceu no cargo até o fim do mandato em 31 de janeiro de 1959, quando transmitiu o governo a Roberto Silveira. Atingido por ato punitivo discricionário após o movimento político-militar que depôs o presidente João Goulart, em 1964, foi beneficiado pela Lei de Anistia e teve autorizada a revisão de seus proventos de aposentadoria pelo Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) em junho de 1980.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Togo de Barros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ah faltou dizer que ele fundou um grupo escolar que deu origem a escola estadual Paula Barroso em Goytacazes.
Obrigado por sua colocaçao Jéssica.
O curriculo do eterno Togo, é maior que um simples blog!
Postar um comentário