BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 14 de abril de 2009

Lagoa do Campelo


Campelo


A lagoa do Campelo fica localizada no município de Campos dos Gotaycazes fazendo divisa com o município de São Francisco do Itabapoana , tem 9,2 km².

A lagoa do Campelo é típica de restinga. Já foi maior do que a área ultimamente informada de 9,5 Km². Suas águas originam-se da chuva, de lagoas menores ao seu redor e do rio Paraíba do Sul numa comunicação feita através de um canal. A vegetação marginal é de taboa e aguapé que hoje se expandiu excessivamente provocando a redução visual da área de lâmina d’água, assim como a redução da profundidade e também a formação de pequenas ilhas.

De todas as lagoas de restinga do norte do estado do Rio de Janeiro, a do Campelo é, sem dúvida, a maior delas. Situada no segmento setentrional da restinga norte, ela acompanha a direção dos cordões arenosos, dispostos paralelamente à linha da costa, enquanto as lagoas do tabuleiro situam-se em posição perpendicular a ela.

As maiores interferências feitas neste ecossistema foram a construção de um dique-estrada e três comportas no canal de ligação com o rio Paraíba. Este canal já foi algumas vezes dragado, mas a situação normal é de assoreamento ampliado pela enorme quantidade de aguapé. Há uma comporta próxima à Usina São João. Reclama-se que o fechamento desta comporta impede a entrada, durante as enchentes, de piaus, cumatãs, caximbaus, robalos, corvinas e pitus. Alega-se que na época das cheias, quando ocorre o processo da piracema, as comportas não podem ser abertas para não causar inundações em alguns bairros de Campos, que se situam abaixo do nível da lagoa.

A lagoa do Campelo, na atualidade, é cercada por brejos e a retaguarda destes circundada por pastagens.

Para os amantes da natureza é um bom passeio, existe também muito próximo a lagoa do Campelo, a lagoa Limpa. Que trataremos um pouco mais à frente.

Fonte: Revista Brasileira de Paleontologia 9(1):127-136, Janeiro/Abril 2006

Nenhum comentário: